Telas de Apresentação

Telas de Apresentação


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Drones são a última palavra em levantamento topográfico e o Vias Urbanas & Estradas está completamente equipado para usar esta tecnologia de ponta. No Vias Urbanas & Estradas você pode importar o mapa feito por drones. Isso possibilita a execução do projeto diretamente sobre o mapa e com o acréscimo das curvas de nível! Não pode haver situação melhor para a execução de um projeto. Após a definição da geometria que é feita sobre o mapa, o Vias Urbanas & Estradas secciona todo o terreno e desenha os perfis para o projeto do greide, depois basta calcular os volumes e se você quiser incluir a sondagem do terreno você poderá obter os volumes por tipo de solo. como se não bastasse o Vias Urbanas & Estradas também executa o projeto de terraplanagem nos projetos georeferenciados, que são de enorme ajuda ao projeto de drenagem e aos itens restante do projeto executivo.

O programa Vias Urbanas & Estradas possibilita a importação de mapas do Google Earth. Neles você tem uma visão total do local do projeto. você pode também importar pontos do google earth que lhe permite inserir no projeto quantos pontos desejar. Apos a importação destes pontos do google earth o Vias Urbanas & Estradas desenha as curvas de nível sobre o mapa permitindo a execução de qualquer projeto.

O projeto de terraplanagem possibilita uma visão completa da terraplanagem final. Nele você visualiza todas as curvas de nível de projeto e todos os acidentes topográficos existentes, casas, muros, cercas, cristas, pés cristas e tudo mais. Para a drenagem é de grande ajuda pois possibilita a visualização das curvas de nível de projeto nos locais onde os bueiros ou outras obras de arte serão construídas.

Com a inclusão dos furos de sondagem você poderá visualizar e editar qualquer perfil em qualquer tipo de solo. Ao incluir os perfis geológicos, os volumes por tipo de solo poderão ser calculados. Você pode visualizar os perfis geológicos enquanto projeta o greide, o que possibilita um greide final bem adaptado à composição do solo.

Nos locais onde houver bueiros ou outras obras de arte você pode solicitar ao programa Vias Urbanas & Estradas que tire um perfil no alinhamento onde o bueiro ou outra obra de arte se encontra e a seção será desenhada com o terreno e com o projeto.

Nesta tela vê-se os 3 eixos, greide, geométrico e seções. Os 3 desenhos estão sincronizados: ao se passar o mouse sobre uma estaca de terreno no projeto geométrico ou no greide o desenho da s seções é imediatamente atualizado com aquela seção. Além de possibilitar a visualização dos 3 eixos o programa Vias Urbanas & Estradas permite que sejam feitas alterações no greide e o desenho da seção será atualizados imediatamente. O cálculo de volumes pode ser solicitado a qualquer momento.

Exemplo de um trecho triangulado com a triangulação de Delaunay. O princípio básico deste modo de triangulação é que dentro da circunferência que inscreve qualquer triangulo da superfície não pode haver outro ponto pertencente à superfície.

Exemplo do mesmo trecho triangulado com a triangulação de Gabriel. O princípio básico desta triangulação é que dentro da circunferência cujo diâmetro é uma aresta da triangulação não pode haver outro ponto pertencente à triangulação. Neste modo de triangulação são inseridos pontos na superfície de modo que o princípio da triangulação seja respeitado. Observe a quantidade de pontos inseridos!

Diálogo para cálculo da triangulação. Existem 4 tipos de triangulação possíveis: Triangulação de Delaunay, Triangulação de Delaunay forçada, de Delaunay com restrições e Triangulação de Gabriel. As curvas de nível podem ser interpoladas em equidistancias que podem variar de 0,1 a 500 metros, inclusive com valores fracionários

Nesta tela pode-se desenvolver todo o projeto geométrico. Com um simples click do mouse pode-se inserir, editar, mover ou remover curvas. Nestas operações o recálculo é feito automaticamente colocando os novos dados imediatamente à disposição do projetista. Ao se passar o mouse sobre qualquer ponto, terreno, projeto, seções ou curvas de nível seus dados são mostrados imediatamente. Há 4 tipos de triangulação possíveis e as curvas de nível são geradas a partir da triangulação escolhida, como também podem ser interpoladas a qualquer equidistância (a partir de 10cm). O desenho permite a visualização de qualquer dado inclusive da triangulação. Pode-se também visualizar as seções simultaneamente e o desenho das seções é sincronizado como o desenho do projeto geométrico: ao se passar o mouse sobre uma seção ela será imediatamente visualizada. O programa Vias Urbanas & Estradas ainda permite que as seções-tipo, taludes, alargamentos, sargetas e passeios variem ao longo do trecho e possam ser compostos por qualquer quantidade de pontos, essa é uma característica muito importante que dá muita flexibilidade ao projeto.

Ao se clicar sobre um PI pode-se movê-lo com o mouse, basta escolher uma nova posição e clicar novamente nesta posição, bem simples!

Clique no PI desejado.

Mova o mouse. O PI acompanhará os movimentos do mouse. Ao se encontrar a posição desejada basta um novo clique para fixar o PI nesta posição.

Este diálogo altera qualquer dado da curva. Para se criar uma curva com transição basta chamá-lo e inserir os dados da transição, LC, SE e SL.'

Para inserir uma curva bastam 3 clicks. Clique em qualquer tangente e uma curva com valores pré determinados será criada neste local.

Um click duplo em qualquer tangente insere uma curva naquele local e, ao se continuar movendo o mouse, pode-se posicioná-la em qualquer ponto.

Curva inserida. É criada uma curva com raio padrão no ponto clicado. O raio da curva pode ser ajustado dinamicamente. Basta clicar no centro da curva e movê-lo para baixo ou para cima, alterando ou diminuindo o raio da curva. Esta propriedade é de grande valor quando tem-se que ajustar o projeto a curvas existentes.

Os acidentes topográficos como cristas e pés de barranco, edificações, ponte ou túneis, por exemplo podem ser inseridos facilmente no desenho e são exportados para o autocad, através de arquivos DXF. Os acidentes topográficos do tipo cristas e pés, forçam arestas na triangulação, e como resultado obtem-se no projeto, uma cópia fiel do terreno.

Para exemplificar nesta figura o bordo da estrada bem como o pé do barranco não estão definidos. Observe que as curvas de nível não fazem muito sentido e estão longe da realidade, que pode ser vista na próxima figura.

Nesta figura o bordo da estrada bem como o pé do barranco foram inseridos. Observe que o barranco está bem definido e que o desenho representa a realidade do terreno.

Nesta tela pode-se editar qualquer seção. Pode-se inserir remover ou editar qualquer ponto de terreno ou pontos de projeto que estejam fora da pista de rolamento. As seções que estiverem incompletas, sem off-sets em 1 ou nos 2 lados podem ser imediatamente corrigidas sem a necessidade de recálculo do projeto geométrico ou da superfície. Pode-se também solicitar o cálculo dos off-sets ou dos volumes a qualquer momento. O programa Vias Urbanas & Estradas permite a inclusão de sargetas, passeios e alargamentos e essa inclusão não é feita por seçções predefinidas: o programa solicita apenas os pontos (x e y) que os definem, deste modo, pode-se criar qualquer seção tipo com qualquer número de pontos e estas seções podem variar ao longo do trecho!

Nesta seção o off-set esquerdo não está calculado devido a insuficiência de pontos. Este problema é resolvido com apenas 3 clicks...

Primeiro e segundo click (Click duplo): Insere-se o ponto extra.

Terceiro click: solicita-se o cálculo dos off-sets (F5) e pronto!

Nesta tela pode-se desenvolver todo o projeto do greide. Com um click do mouse pode-se inserir, remover ou editar qualquer PIV. Ao passar o mouse sobre qualquer ponto seus dados são automaticamente visualizados. Como no projeto geométrico, pode-se visualizar as seções, que estão sincronizadas como o perfil longitudinal: ao se passar o mouse sobre um ponto de terreno, a seção tranversal é imediatamente visualizada e ao se mover um PIV a seção que estiver sendo visualizada é atualizada, refletindo automaticamente a alteração no greide. A seção que estiver sendo visualizada pode ser editada para ajustes de off-sets ou taludes, por exemplo.

Esta tela exemplifica o processo de alteração do greide, observe que o desenho da seção foi automaticamente atualizado! ( os off-sets foram recalculados simultâneamente com a alteração do greide)

Esta tela mostra o diálogo de edição do PIV que permite que ele seja precisamente colocado em qualquer ponto. Outro deltalhe muito importante no projeto do greide é o ensaio dinâmico das parábolas: ao se clicar em um PCV ou PTV pode-se alterá-lo dinamicamente, movendo o mouse para a esquerda ou para a direita. Nesta operação a parábola é automaticamente redesenhada , permitindo que se defina rapidamente um parábola muito melhor ajustada ao perfil do terreno existente.

Nesta tela vê-se uma seção tipo com canteiro central, pista dupla e passeio

Basta um clique e a fronteira é gerada automaticamente!

O geométrico, as seções e o greide podem ser exportados para o AutoCad, através de arquivos DXF. Todos os detalhes de todos do desenho são exportados e cada tipo de detalhe está em um layer diferente para facilitar sua visualização e a edição.